quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O Projeto



     Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Vilhena

                   “CEEJA


Projeto
 “Conhecendo Vilhena”

Educar através da produção
de imagens e videos. 


     “Fazer filmes.
Às vezes não deveria ser nada mais do que um hábito,
 como passear, ler o jornal, fazer anotações ou dirigir um carro.”
Wim Wenders, cineasta alemão.
 


ELABORAÇÃO DO PROJETO.

;  Ana Maria Campana (Coordenação LIE).

Dados de identificaçÃO

Projeto:
“Conhecendo Vilhena” - Educar através da produção de imagens e videos.
Finalidade:
            O presente projeto tem a finalidade de estimular reflexões e ações voltadas à utilização da sala de Midiateca (LIE e Telessala) de forma pedagógica a adquirir conhecimentos e reproduzí-los.
Instituição:
  Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Vilhena- “CEEJA”
 Modalidade de ensino: Médio.
 Séries: 1º a 3º Anos.
 Disciplinas envolvidas: História e Geografia de Rondônia, Arte e Língua Portuguesa.
 Ano letivo: 2012.
 Período de realização: julho a Novembro.
 ;  Coordenação Geral: Professora Ana Campana (LIE)
Professores responsáveis:
;  Marinês Gomes (Arte).
;  Cleci Roso (História de RO.
Professores colaboradores:
;  Izabel Ramos (Telessala)
;  Noemi de Sá Aredes ( Sala de Leitura)
;  Norma Dilma (Sala de Leitura)
;  Olenir Barreto Grespam (Bibliotecária).
;  Sema (LIE).
Executores:
;  Os  alunos do 3º anos A e B do Ensino Médio/Seriado - EJA
 Parceria:
;  Profª Evelyn Morales, jornalista - UNIR
  
 4. Caracterização do Problema
Em um projeto de pesquisa como o projeto conhecendo Vilhena, que propõe pesquisar, elaborar e produzir, é preciso formar:
ü  Um grupo de pesquisa,
ü  Criar um espaço pedagógico de oficina, para que o trabalho possa se desenvolver.
ü  Fazer parcerias com Prof. Jornalista da UNIR.

5. Objetivos
 5.1. Geral:
Constituir junto aos alunos do 3º ano ensino médio, um grupo de pesquisa sobre o município de Vilhena-RO., para a produção de conhecimentos e metodologias, por um processo de reestruturação curricular que incorpore as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
 5.2. Específicos:
 -     Construir um grupo de alunos pesquisadores considerando as características sócio-culturais, interesses, necessidades e ritmos dos aprendizes;
-       Oportunizar situações que propiciem aprendizagem cooperativa;
-       Estimular a produção de textos informativos;
-       Criar novas formas de avaliação condizentes com as idéias epistemológicas de construção do conhecimento que norteiam o projeto;
-       Oportunizar a aprendizagem de fazer e da leitura da fotografia e montagem e edição de vídeo na escola;
-       Trocar, analisar e avaliar experiências bem como componentes teóricos envolvidos no Projeto, com outros grupos;
-       Produzir e divulgar em blog o compartilhamento das ações com diferentes grupos e instituições interessados na troca de experiências e no desenvolvimento conjunto de projetos.

  6. Metodologia
 6.1. Pesquisa-ação
        O projeto consiste numa pesquisa-ação onde se desenvolverá em ciclos de planejamento, ação, observação e reflexão, o que oportuniza aos participantes a teorização sobre as práticas,  bem como a compreensão das relações  entre as circunstâncias e a ação, através de dados, de análise e de argumentação desenvolvida, examinada e comprovada criticamente.
             O projeto sera desenvolvido com um grupo de alunos dos 3º anos interessados em desenvolver produções audiovisuais com base em técnicas e linguagens jornalísticas:
 1º momento - As oficinas, de produção multimídia, devem ser orientadas por uma jornalista e pela educadora, que incentivam os alunos a analisar documentários e videos e produzir conteúdos e criar material audio visual.
 2º momento – Em grupo pesquisam o tema e decidem como coletar mais informações;
3º momento - Eles utilizarão o máquina digital e filmadora, para produção de imagens, entrevistas e os próprios videos.
4º momento - Coletado o material, este sera estudado e editado no LIE nas oficinas específicas.
5º momento - Todo material produzido sera divulgado em blogs e redes sociais da escola.
Obs.: Para realização do projeto os alunos exploraram as tecnologias digitais disponíveis: máquina digital, filmadora, computadores com internet e outros equipamentos.
  
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA. Maria Elizabeth Bianconcini de. Informática e Formação de professores. Co ARROIO e GIORDAN, Marcelo. O vídeo educativo: Aspectos da organização de ensino. N.24.nov.2006. Disponivel em Educação em Química e Multimídia.

Dutra, Í. M. & Lacerda, R. (2003). Tecnologias na escola: algumas experiências e possibilidades. In: I Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação.Porto Alegre: CINTED.

HERNÁNDEZ, Fernando e VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

PRADO, Marisa Elisabette Brisola Brito. Integração de mídias e a reconstrução da prática pedagógica. Salto para o Futuro. In: Boletim 05 – Série Maio/2005. Disponivel no site: http//WWW.tvebrasil.com.br. Acesso em 10/12/2006.

TEIXEIRA e ARAUJO, Núbia Poliane. Informática e Educação: uma reflexão sobre novas metodologias. Disponível em: <http://www.ufpe.br/nehte/revista/artigo13-nubia-alberto.pdf>. jun. 2008. Acesso em 15 out.2010.

VALENTE, José Armando. Informática na educação: uma questão técnica ou pedagógica? Pátio Revista Pedagógica, no. 9, Mai./Jul. 1999, pp.21-23.

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