Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Vilhena
“CEEJA”
Projeto
“Conhecendo Vilhena”
Educar através da produção
de imagens e videos.
“Fazer
filmes.
Às
vezes não deveria ser nada mais do que um hábito,
como passear, ler o jornal, fazer anotações ou
dirigir um carro.”
Wim Wenders, cineasta alemão.
Wim Wenders, cineasta alemão.
ELABORAÇÃO DO PROJETO.
;
Ana Maria Campana (Coordenação LIE).
Dados de
identificaçÃO
Projeto:
“Conhecendo
Vilhena” - Educar através da produção
de imagens e videos.
Finalidade:
Finalidade:
O presente projeto tem a finalidade
de estimular reflexões e ações voltadas à utilização da sala de Midiateca (LIE
e Telessala) de forma pedagógica a adquirir conhecimentos e reproduzí-los.
Instituição:
Centro Estadual de Educação de Jovens e
Adultos Vilhena- “CEEJA”
Modalidade
de ensino: Médio.
Séries:
1º
a 3º Anos.
Disciplinas
envolvidas: História e Geografia de Rondônia, Arte e
Língua Portuguesa.
Ano
letivo:
2012.
Período
de realização: julho a Novembro.
;
Coordenação Geral: Professora
Ana Campana (LIE)
Professores
responsáveis:
; Marinês Gomes (Arte).
;
Cleci Roso
(História de RO.
Professores
colaboradores:
;
Izabel Ramos (Telessala)
;
Noemi de Sá Aredes ( Sala de Leitura)
;
Norma Dilma (Sala de Leitura)
;
Olenir Barreto Grespam (Bibliotecária).
;
Sema (LIE).
Executores:
;
Os alunos do 3º anos A e B do Ensino
Médio/Seriado - EJA
Parceria:
;
Profª Evelyn Morales, jornalista - UNIR
4. Caracterização do Problema
Em um projeto de pesquisa como o projeto conhecendo Vilhena, que propõe pesquisar,
elaborar e produzir, é preciso formar:
ü Um grupo de pesquisa,
ü Criar um espaço pedagógico de oficina, para que o trabalho possa se
desenvolver.
ü Fazer parcerias com Prof. Jornalista da UNIR.
5. Objetivos
5.1. Geral:
Constituir junto aos alunos do 3º ano ensino médio, um
grupo de pesquisa sobre o município de Vilhena-RO., para a produção de
conhecimentos e metodologias, por um processo de reestruturação curricular que
incorpore as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
5.2.
Específicos:
- Construir um
grupo de alunos pesquisadores considerando as características sócio-culturais,
interesses, necessidades e ritmos dos aprendizes;
-
Oportunizar
situações que propiciem aprendizagem cooperativa;
-
Estimular a
produção de textos informativos;
-
Criar novas
formas de avaliação condizentes com as idéias epistemológicas de construção do
conhecimento que norteiam o projeto;
-
Oportunizar a aprendizagem
de fazer e da leitura da fotografia e montagem e edição de vídeo na escola;
-
Trocar, analisar
e avaliar experiências bem como componentes teóricos envolvidos no Projeto, com
outros grupos;
-
Produzir e divulgar
em blog o compartilhamento das ações com diferentes grupos e instituições
interessados na troca de experiências e no desenvolvimento conjunto de
projetos.
6. Metodologia
6.1.
Pesquisa-ação
O projeto consiste numa pesquisa-ação onde se desenvolverá
em ciclos de planejamento, ação, observação e reflexão, o que oportuniza aos
participantes a teorização sobre as práticas,
bem como a compreensão das relações
entre as circunstâncias e a ação, através de dados, de análise e de
argumentação desenvolvida, examinada e comprovada criticamente.
O projeto sera desenvolvido com um grupo de alunos dos 3º anos interessados em desenvolver
produções audiovisuais com base em técnicas e linguagens jornalísticas:
1º
momento - As oficinas, de produção
multimídia, devem ser orientadas por uma jornalista e pela educadora, que
incentivam os alunos a analisar documentários e videos e produzir conteúdos e
criar material audio visual.
2º momento – Em
grupo pesquisam o tema e decidem como coletar mais informações;
3º
momento - Eles utilizarão o máquina
digital e filmadora, para produção de imagens, entrevistas e os próprios
videos.
4º
momento - Coletado o material,
este sera estudado e editado no LIE nas oficinas específicas.
5º
momento - Todo material
produzido sera divulgado em blogs e redes sociais da escola.
Obs.: Para realização do projeto os alunos exploraram as tecnologias
digitais disponíveis: máquina digital, filmadora, computadores com internet e
outros equipamentos.
8. REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
ALMEIDA. Maria Elizabeth Bianconcini
de. Informática e Formação de professores. Co
ARROIO e GIORDAN, Marcelo. O vídeo educativo:
Aspectos da organização de ensino. N.24.nov.2006. Disponivel em Educação em
Química e Multimídia.
Dutra,
Í. M. & Lacerda, R. (2003). Tecnologias na escola: algumas experiências
e possibilidades. In: I Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias
na Educação.Porto Alegre: CINTED.
HERNÁNDEZ,
Fernando e VENTURA, Montserrat. A
organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes
Médicas, 1998.
PRADO,
Marisa Elisabette Brisola Brito. Integração
de mídias e a reconstrução da prática pedagógica. Salto para o Futuro. In:
Boletim 05 – Série Maio/2005. Disponivel no site: http//WWW.tvebrasil.com.br.
Acesso em 10/12/2006.
TEIXEIRA
e ARAUJO, Núbia Poliane. Informática e
Educação: uma reflexão sobre novas metodologias. Disponível em:
<http://www.ufpe.br/nehte/revista/artigo13-nubia-alberto.pdf>. jun. 2008. Acesso em 15 out.2010.
VALENTE, José
Armando. Informática na educação: uma
questão técnica ou pedagógica? Pátio Revista Pedagógica, no. 9, Mai./Jul.
1999, pp.21-23.
Nenhum comentário:
Postar um comentário