quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Localização de Vilhena - RO

    O município de Vilhena situa-se na Chapada dos Parecis, região Norte do Brasil, sudeste do estado de Rondônia . 


    É conhecido como Portal da Amazônia por estar situado no local de entrada para a região Amazônica Ocidental e também é conhecida como Cidade Clima da Amazônia por ter uma temperatura menor, comparada a outras cidades da Região Norte.

    Nos tempos de sua colonização também recebeu a alcunha de Eldorado Amazônico. 

    O termo fazia referência à cidade de Eldorado que, segundo a lenda de índios, seria feita de ouro maciço.


   Vilhena está localizada na porção sul-leste do estado, 

Os municípios que formam a microrregião são: 






Na mesorregião do Leste Rondoniense, numa área de baixo planalto, com uma pequena inclinação em direção aos cursos d'água,


 A Mesorregião é formada pelos municípios de: 



 Vilhena localiza-se a uma latitude 12º44'26" sul 
e a uma longitude 60º08'45" oeste, 
estando a uma altitude de 612 metros. 

    Possui uma área de 11.519 km² representando 4,8% do estado,

seu território tem como limite as cidades de: 
Espigão d'Oeste ao noroeste, 
Chupinguaia, Pimenta Bueno ao oeste 
e Colorado do Oeste ao sul.


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Atividade Avaliativa:
Acessem o link abaixo e responda as perguntas.
clique para abrir outra aba:
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Fontes:

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

4ª Ação

Projeto Conhecendo Vilhena tem sua 4ª Oficina realizada:

O objetivo da oficina era escolher um tema para a produção da pauta.


Esta oficina deu ao aluno a noção de como construir o seu próprio material, com base na forma como deverá escolher e abordar entrevistados, escolha de imagens e possíveis recursos de passagens, enquadramentos ou GC.


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

3ª acão


Na 3ª Ação do Projeto "Conhecendo Vilhena- Educar através da produção de imagens e vídeos", os alunos estudaram na oficina  - Da teoria à prática, desconstrução do texto - com a orientação da jornalista Evelyn Morales.
O objetivo da oficina foi demonstrar a habilidade inicial para a desconstrução de uma vídeo-reportagem em sua totalidade: pauta e script do repórter. Assim, o cursista terá a noção de uma construção televisiva, no caso da reportagem, com a utilização de um caso real.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Praça Pe. Ângelo Spadari.

 Construção da Praça
 Construção da CX d'água
Antigamente,
a Praça Ângelo Spadari
contava com um chafariz no centro.
Foto antiga da praça Ângelo Spadari - Cedida pelo Prof. Anísio Ruas.


A Praça Ângelo Spadari têm esse nome em homenagem ao primeiro padre de Vilhena.
Padre Ângelo na foto

A Praça conta com vários quiosques, Monumento da Bíblia, rampa de skate, caixa d´água e Espaço - a ideia do Espaço é um lugar onde os artistas vilhenenses, possam fazer exposições de seus produtos.


A Ordem dos Ministros Evangélicos de Vilhena – ORMEVI
fundada em 12 de Setembro de 1988 por um grupo de pastores que na época moravam em Vilhena, 
devidamente autorizados pela a câmara de vereadores
 e em parceria com empresários, igrejas e prefeitura de Vilhena, construíram em Setembro de 1989, o Monumento à Bíblia na praça Pe. Ângelo Spadari.

A atual diretoria da ORMEVI, sente-se no dever de defender, zelar e reformar este bem público e são os responsáveis pelo monumento, conquistado em 2009.
      Em 2009 também o monumento foi reformado por pastores que se uniram e tiveram apoio também da Prefeitura Municipal de Vilhena.
A Prefeitura de Vilhena, através da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura (Semec), instalou 13 lixeiras para coleta seletiva nas praças Ângelo Spadari  “A instalação das lixeiras ecológicas em pontos de grande circulação da cidade, é uma forma de manter a cidade limpa, contribuir com o meio ambiente, bem como facilitar a coleta do lixo, porque a população é importantíssima na colaboração com a limpeza da cidade e conservação da natureza."(Rover)
Outro projeto artístico que embeleza a praça é o “Filme-Skate” 
é uma reprodução de um filme gigante, 
sobre o qual foi instalada uma rampa de skate. 

“É uma obra única no mundo, 
que divulgou a imagem de Vilhena em todo o planeta, 
através de revistas especializadas em fotografias e esportes radicais”, 
diz o jornalista.
       Construído no segundo mandato do prefeito Melki Donadon, a autoria do projeto é do  jornalista Paulo Mendes. (http://www.folhadosulonline.com.br/noticia.php?id=7666)



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

2ª Ação Projeto "Conhecendo Vilhena- Educar através da produção de imagens e vídeos".


No dia 10 de agosto os alunos conheceram a Prof. da UNIR, Evelyn Morales.
Como o combinado ela compareceu e iniciou com a oficina nº 1 - Conhecendo o formato e linguagem para TV.
Com a turma 3ºA no período da tarde.
Com a turma 3ºB no período da noite.

Sobre o Blog


Um espaço onde você encontra informações sobre a cidade de Vilhena/Rondônia.

Intenciona-se, aqui, como prioridade, a descrição e a apresentação. De todo modo, os escritos possuem a fundamentação necessária para a devida credibilidade.
A temática pesquisada priorizada será a história pesquisada em livros e em documentos.
 Entretanto, contatos com antigos moradores de Vilhena e conhecedores dessa história poderão estar presentes. 
O site possui um espaço onde o caro leitor pode consultar toda bibliografia e as fontes usadas, elas estarão indicadas no final de cada postagem.
Uma viagem pelo mundo do conhecimento, da cultura e do entretenimento.
A título de informação, não copiamos textos, se por acaso o fazemos, estarão entre aspas e com citação de fontes e todas as imagens presentes aqui estarão linkadas ou com a indicação das fontes onde foram capturadas.

Aproveitem!

Prof. Ana Campana – Responsável pelo projeto


Os autores


Somos alunos dos terceiros Anos A e B - Seriado - do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Vilhena - CEEJA.

       Formamos um grupo de pesquisa, no desenvolvimento do projeto "Conhecendo Vilhena - Educar através da produção de imagens e vídeos".
    No LIE contamos com um espaço pedagógico de oficina, para que o trabalho possa se desenvolver.
   Para realizarmos este trabalho firmamos parceria com a Prof. Mta. Evelyn Palares, Jornalista, professora efetiva na UNIR.

Este projeto está sendo desenvolvido de forma interdisciplinar em Arte e história de RO., e em seus respectivos conteúdos: Mídias digitais e Vilhena.

Todas as ações serão desenvolvidas no LIE e pesquisa de campo.
Com este projeto procura compartilhar informações acerca de conteúdos e temas ligados a Cidade de Vilhena - Rondônia, da cultura e de curiosidade ligadas a este Município. 
Queremos agradecer desde já a participação de todos e esperamos que gostem do nosso trabalho final.



Toda crítica, correção e sugestão serão aceitas cordialmente.

Sejam bem-vindo!

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Solo e vegetação de Vilhena

O solo de Vilhena
é classificado como latossolo vermelho/amarelo (LVA),
com areia distrófica.
Os solos são argilosos ou muito argilosos.
São profundos ou muito profundos, bem drenados, com textura argilosa, muito argilosa ou média.
Esses Latossolos também possuem boas condições físicas que, aliadas ao relevo plano ou suavemente ondulado, favorecem a utilização com diversas culturas adaptadas ao clima da região.
Suas principais limitações são a acidez elevada e a fertilidade química baixa. 
Requerem um manejo adequado com correção da acidez, adubação fertilizante e controle de erosão - como, por exemplo, terraceamento -, especialmente nos solos de textura média, que são os mais pobres e suscetíveis à erosão. 

Vegetação

Grande parte das terras vilhenenses é coberta por densa floresta equatorial, 
caracterizada pela mata de terra firme com árvores enormes sendo abundantes as madeiras aproveitadas, 
como: mogno, cerejeiras, itaúba, ipê, cedro e outros.



Além das florestas, 
os cerrados e os campos limpos 
também fazem parte da vegetação, com tipos de vegetais característicos: 

a lixeira, a mangabeira, o pequizeiro, o pau serra, o barbatimão, o cajueiro, entre outros, para os cerrados




e plantas ásperas e duras, gramíneas e outras espécies, para os campos limpos.

http://www.jornallivre.com.br/297331/municipio-de



Atividade Avaliativa
Acesse o link abaixo e responda corretamente:


sexta-feira, 3 de agosto de 2012

1ª Ação Projeto "Conhecendo Vilhena- Educar através da produção de imagens e vídeos".


Com o objetivo de constituir junto aos alunos do 3º ano ensino médio, um grupo de pesquisa sobre o município de Vilhena-RO., para a produção de conhecimentos e metodologias, por um processo de reestruturação curricular que incorpore as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), o CEEJA Vilhena fez parceria com a UNIR, mais precisamente com a professora Evelyn Morales, no desenvolvimento do projeto "Conhecendo Vilhena- Educar através da produção de imagens e vídeos".
No dia 03 de agosto iniciamos com a apresentação do projeto aos alunos. 
O projeto contará com seis oficinas oferecidas pela profª Ma. Evelyn, toda sexta feira na aula de Arte, no LIE do CEEJA Vilhena para os alunos do 3º Ano A e B.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Geografia de Vilhena


Vilhena está localizada na porção sul-leste do estado, na microrregião de Vilhena e na mesorregião do Leste Rondoniense, numa área de baixo planalto, com uma pequena inclinação em direção aos cursos d'água.
Localiza-se a uma latitude 12º44'26" sul e a uma longitude 60º08'45" oeste, estando a uma altitude de 612 metros. 
Possui uma área de 11.519 km² representando 4,8% do estado, seu território tem como limite as cidades de: Espigão d'Oeste ao noroeste, Chupinguaia, Pimenta Bueno ao oeste e Colorado do Oeste ao sul.
O tipo de clima é o equatorial, quente e úmido, com friagens no meio do ano que chegam a 7°C. O período chuvoso vai de setembro a maio. A temperatura média anual é de aproximadamente 23°C.
                         
Gráfico climático para Vilhena
JFMAMJJASOND
295
28
20
310
27
20
300
28
20
216
29
19
78
29
19
14
29
18
9
30
16
31
31
19
93
30
19
188
30
20
207
28
20
326
28
20
Temperaturas em °C • Precipitações em mm











As precipitações pluviométricas anuais variam de 1.800 a 2.400 mmA altitude elevada proporciona ventos constantes que mantém a sensação térmica baixa, mesmo com o céu aberto.





ATIVIDADES
1- Acesse o link abaixo e resolva as atividade a partir da leitura do texto:



O Projeto



     Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Vilhena

                   “CEEJA


Projeto
 “Conhecendo Vilhena”

Educar através da produção
de imagens e videos. 


     “Fazer filmes.
Às vezes não deveria ser nada mais do que um hábito,
 como passear, ler o jornal, fazer anotações ou dirigir um carro.”
Wim Wenders, cineasta alemão.
 


ELABORAÇÃO DO PROJETO.

;  Ana Maria Campana (Coordenação LIE).

Dados de identificaçÃO

Projeto:
“Conhecendo Vilhena” - Educar através da produção de imagens e videos.
Finalidade:
            O presente projeto tem a finalidade de estimular reflexões e ações voltadas à utilização da sala de Midiateca (LIE e Telessala) de forma pedagógica a adquirir conhecimentos e reproduzí-los.
Instituição:
  Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Vilhena- “CEEJA”
 Modalidade de ensino: Médio.
 Séries: 1º a 3º Anos.
 Disciplinas envolvidas: História e Geografia de Rondônia, Arte e Língua Portuguesa.
 Ano letivo: 2012.
 Período de realização: julho a Novembro.
 ;  Coordenação Geral: Professora Ana Campana (LIE)
Professores responsáveis:
;  Marinês Gomes (Arte).
;  Cleci Roso (História de RO.
Professores colaboradores:
;  Izabel Ramos (Telessala)
;  Noemi de Sá Aredes ( Sala de Leitura)
;  Norma Dilma (Sala de Leitura)
;  Olenir Barreto Grespam (Bibliotecária).
;  Sema (LIE).
Executores:
;  Os  alunos do 3º anos A e B do Ensino Médio/Seriado - EJA
 Parceria:
;  Profª Evelyn Morales, jornalista - UNIR
  
 4. Caracterização do Problema
Em um projeto de pesquisa como o projeto conhecendo Vilhena, que propõe pesquisar, elaborar e produzir, é preciso formar:
ü  Um grupo de pesquisa,
ü  Criar um espaço pedagógico de oficina, para que o trabalho possa se desenvolver.
ü  Fazer parcerias com Prof. Jornalista da UNIR.

5. Objetivos
 5.1. Geral:
Constituir junto aos alunos do 3º ano ensino médio, um grupo de pesquisa sobre o município de Vilhena-RO., para a produção de conhecimentos e metodologias, por um processo de reestruturação curricular que incorpore as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
 5.2. Específicos:
 -     Construir um grupo de alunos pesquisadores considerando as características sócio-culturais, interesses, necessidades e ritmos dos aprendizes;
-       Oportunizar situações que propiciem aprendizagem cooperativa;
-       Estimular a produção de textos informativos;
-       Criar novas formas de avaliação condizentes com as idéias epistemológicas de construção do conhecimento que norteiam o projeto;
-       Oportunizar a aprendizagem de fazer e da leitura da fotografia e montagem e edição de vídeo na escola;
-       Trocar, analisar e avaliar experiências bem como componentes teóricos envolvidos no Projeto, com outros grupos;
-       Produzir e divulgar em blog o compartilhamento das ações com diferentes grupos e instituições interessados na troca de experiências e no desenvolvimento conjunto de projetos.

  6. Metodologia
 6.1. Pesquisa-ação
        O projeto consiste numa pesquisa-ação onde se desenvolverá em ciclos de planejamento, ação, observação e reflexão, o que oportuniza aos participantes a teorização sobre as práticas,  bem como a compreensão das relações  entre as circunstâncias e a ação, através de dados, de análise e de argumentação desenvolvida, examinada e comprovada criticamente.
             O projeto sera desenvolvido com um grupo de alunos dos 3º anos interessados em desenvolver produções audiovisuais com base em técnicas e linguagens jornalísticas:
 1º momento - As oficinas, de produção multimídia, devem ser orientadas por uma jornalista e pela educadora, que incentivam os alunos a analisar documentários e videos e produzir conteúdos e criar material audio visual.
 2º momento – Em grupo pesquisam o tema e decidem como coletar mais informações;
3º momento - Eles utilizarão o máquina digital e filmadora, para produção de imagens, entrevistas e os próprios videos.
4º momento - Coletado o material, este sera estudado e editado no LIE nas oficinas específicas.
5º momento - Todo material produzido sera divulgado em blogs e redes sociais da escola.
Obs.: Para realização do projeto os alunos exploraram as tecnologias digitais disponíveis: máquina digital, filmadora, computadores com internet e outros equipamentos.
  
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA. Maria Elizabeth Bianconcini de. Informática e Formação de professores. Co ARROIO e GIORDAN, Marcelo. O vídeo educativo: Aspectos da organização de ensino. N.24.nov.2006. Disponivel em Educação em Química e Multimídia.

Dutra, Í. M. & Lacerda, R. (2003). Tecnologias na escola: algumas experiências e possibilidades. In: I Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação.Porto Alegre: CINTED.

HERNÁNDEZ, Fernando e VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

PRADO, Marisa Elisabette Brisola Brito. Integração de mídias e a reconstrução da prática pedagógica. Salto para o Futuro. In: Boletim 05 – Série Maio/2005. Disponivel no site: http//WWW.tvebrasil.com.br. Acesso em 10/12/2006.

TEIXEIRA e ARAUJO, Núbia Poliane. Informática e Educação: uma reflexão sobre novas metodologias. Disponível em: <http://www.ufpe.br/nehte/revista/artigo13-nubia-alberto.pdf>. jun. 2008. Acesso em 15 out.2010.

VALENTE, José Armando. Informática na educação: uma questão técnica ou pedagógica? Pátio Revista Pedagógica, no. 9, Mai./Jul. 1999, pp.21-23.