sábado, 15 de setembro de 2012

Cultura em Vilhena - RO.

     A cultura de um país, de uma cidade, é representada pelas tradições e hábitos familiares e coletivos, pelas crenças e rituais religiosos, pelas atividades literárias e artísticas e pelas obras arquitetônicas ou de engenharia, etc.
       A cultura rondoniana e resultante das contribuições portuguesas, indígenas e dos escravos negros e recebeu traços peculiares dos nordestinos.
         A cultura vilhenense foi enriquecida pelos migrantes sulistas que se instalaram no município e trouxeram uma diversidade cultural grande,  diferenciando a cultura vilhenense dos demais municípios de RO.

      A princípio a cultura musical em Vilhena acontecia no  Chaplin Bar, Santa Mônica, Baturi-Té e boates.
      A partir de 1991 a Universidade Federal de Rondônia - UNIR, começa a promover festivais de música, o FIC - Festival de Interpretação da Canção, com apoio da Prefeitura. Era uma motivação a população e à cultura musical na cidade.

       Em 1998, Márcia Brasileiro é eleita presidente da Associação dos Músicos de Vilhena. Neste mandato que durou mais de oito anos, foi promovido A noite da Seresta e o Festival de Inverno de Vilhena - era uma semana de cultura onde eram oferecidas oficinas, compostas por dança, teatro, música, etc.
       No ano de 1999, Márcia Brasileiro gravou seu primeiro e único CD até hoje, no qual é a única gravação que existe do Hino de Vilhena.

       A criação do Espaço JK, único espaço exclusivamente cultural e particular da cidade, representou significativo avanço para a obtenção de um local adequado e centralizado que se possam realizar discussões, debates, apresentações teatrais, exposições artísticas, shows de bandas locais, divulgação da literatura dos escritores da cidade e etc. 

     Hoje a fundação de cultura no município está aprovada, o que ajudará o município a conseguir recursos a serem investidos. A prefeitura promove cultura por órgãos culturais como a Academia Vilhenense de Escritores, Centro de Tradições Gaúchas, Fundação Cultura de Vilhena, Associação de Músicos de Vilhena e o Museu Marechal Rondon (atualmente sendo reformado).

Espaço JK http://www.espacojk.blogspot.com.br/

Atividade no caderno:

1.       O que representa a cultura de uma cidade?

2.       Quais contribuições culturais Vilhena recebeu?

3. A cultura vilhenense foi enriquecida por quais migrantes?

4. Que nome recebeu o festival de música promovido pela UNIR em 1991?

5.  A partir de 1998, foi promovido A noite da Seresta e o 
Festival de Inverno de Vilhena que durava
 uma semana de cultura. O que era oferecido a população no decorrer da Semana?

6. Que, canta  a única gravação que existe do Hino de Vilhena?

7. Quais os órgãos culturais existentes em Vilhena?




4 comentários:

Unknown disse...

Em setembro de 1980 aconteceu o 1° Festival da Música Popular e em dezembro desse mesmo ano o 1° Festival da Canção de Vilhena, realizados Pela Prefeitura desse município, sob a responsabilidade dá Professora Ivone Abrão,na gestão do então Prefeito Coronel Arnaldo Lopes Martins. Nessa época, governava o então Território Federal de Rondônia o Sr. Jorge Teixeira.

Unknown disse...

Olá,
Posso acrescentar seu comentário ao texto?
Obrigada por contribuir.

Unknown disse...

Olá queria saber da história do hino de vilhena

Unknown disse...

Olá,
quem tem a história do hino de Vilhena
é o professor Marcos Romano que trabalha no Wilson Camargo em Vilhena.
Ele guarda a 7 chaves.
Se conseguir falar com ele quem sabe consegue algum material.