sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Gravação Sonora

Na sétima oficina os alunons fizeram a gravação sonora OFF utilizando o editor de áudio Audacity.




sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Script de reportagem

Na sexta oficina os alunos aprenderam a escrever um script de reportagem.
 O objetivo é que com base na execução da pauta e nas informações contidas nela e nas confirmações da execução com os entrevistados, o aluno deverá montar o script da reportagem que consiste na identificação técnica dos OFFs, entrada de sonoras, indicação de passagens, GC, passagens ou encerramentos.

sábado, 15 de setembro de 2012

Cultura em Vilhena - RO.

     A cultura de um país, de uma cidade, é representada pelas tradições e hábitos familiares e coletivos, pelas crenças e rituais religiosos, pelas atividades literárias e artísticas e pelas obras arquitetônicas ou de engenharia, etc.
       A cultura rondoniana e resultante das contribuições portuguesas, indígenas e dos escravos negros e recebeu traços peculiares dos nordestinos.
         A cultura vilhenense foi enriquecida pelos migrantes sulistas que se instalaram no município e trouxeram uma diversidade cultural grande,  diferenciando a cultura vilhenense dos demais municípios de RO.

      A princípio a cultura musical em Vilhena acontecia no  Chaplin Bar, Santa Mônica, Baturi-Té e boates.
      A partir de 1991 a Universidade Federal de Rondônia - UNIR, começa a promover festivais de música, o FIC - Festival de Interpretação da Canção, com apoio da Prefeitura. Era uma motivação a população e à cultura musical na cidade.

       Em 1998, Márcia Brasileiro é eleita presidente da Associação dos Músicos de Vilhena. Neste mandato que durou mais de oito anos, foi promovido A noite da Seresta e o Festival de Inverno de Vilhena - era uma semana de cultura onde eram oferecidas oficinas, compostas por dança, teatro, música, etc.
       No ano de 1999, Márcia Brasileiro gravou seu primeiro e único CD até hoje, no qual é a única gravação que existe do Hino de Vilhena.

       A criação do Espaço JK, único espaço exclusivamente cultural e particular da cidade, representou significativo avanço para a obtenção de um local adequado e centralizado que se possam realizar discussões, debates, apresentações teatrais, exposições artísticas, shows de bandas locais, divulgação da literatura dos escritores da cidade e etc. 

     Hoje a fundação de cultura no município está aprovada, o que ajudará o município a conseguir recursos a serem investidos. A prefeitura promove cultura por órgãos culturais como a Academia Vilhenense de Escritores, Centro de Tradições Gaúchas, Fundação Cultura de Vilhena, Associação de Músicos de Vilhena e o Museu Marechal Rondon (atualmente sendo reformado).

Espaço JK http://www.espacojk.blogspot.com.br/

Atividade no caderno:

1.       O que representa a cultura de uma cidade?

2.       Quais contribuições culturais Vilhena recebeu?

3. A cultura vilhenense foi enriquecida por quais migrantes?

4. Que nome recebeu o festival de música promovido pela UNIR em 1991?

5.  A partir de 1998, foi promovido A noite da Seresta e o 
Festival de Inverno de Vilhena que durava
 uma semana de cultura. O que era oferecido a população no decorrer da Semana?

6. Que, canta  a única gravação que existe do Hino de Vilhena?

7. Quais os órgãos culturais existentes em Vilhena?




sexta-feira, 14 de setembro de 2012

5ª Ação

Na quinta ação o aluno iniciou a prática de rua.
O objetivo da oficina proporcionou aos alunos observar como deverá executar a pauta, com as imagens necessárias pelo o que se pede na pauta, bem como a forma de realizar as entrevistas e enquadramentos para possíveis produções de CG, passagens de abertura ou encerramento.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Infra-Estrutura em Vilhena - RO.

Um município precisa crescer valorizando os direitos de seus cidadãos, desenvolvendo atividades que definem as condições de qualidade de vida de um centro urbano.
AV. Major Amarante 2012 - foto Profº Jeferson 

    Infraestrutura na sua acepção mais lata, pode ser definido como um conjunto de elementos estruturais que enquadram e suportam toda uma estrutura. 
     O termo possui diversas acepções em diferentes campos, mas o mais comum é o referente aos sistemas viários, de saneamento e de fornecimento de energia, transportes, telecomunicações e outros, de uma cidade ou região.



       Saneamento básico é a atividade relacionada com o abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando a saúde das comunidades.

     A área do município de Vilhena é de 11.367 km, sendo 76,87 km² de zona urbana. Com a implantação de pequenas Centrais Hidrelétricas e a ligação da rede local ao Linhão de Samuel, Vilhena hoje tem um excedente de energia.
     
     Com o crescimento de Vilhena o fluxo de veículos também cresce, necessitando assim de novos investimentos no trânsito”, para ajudar  revenir acidentes foram instalados novos semáforos em pontos críticos do município, segundo Secretaria Municipal de Trânsito.

        Obras de pavimentação de ruas e avenidas são  realizadas. Todo o trabalho tem obra das galerias de drenagem que beneficia a toda população, diminuindo a poeira e  melhorando o tráfego das pessoas.
       O projeto de Macro Drenagem foi contemplado aqui em Vilhena. Serão executados no mínimo dois parques ecológicos integrados um deles será no final da Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes. O parque a princípio terá uma área de 7.771,75 m² e será composto de bancos, luminárias, árvores, academia e pavimentação para caminhada. A licença da Macro Drenagem é equivalente ao projeto que visa acabar com os alagamentos no município de Vilhena, cuja obra esta orçada em R$ 25 milhões, e atenderá todo o município.

Fontes: